Minha Arte

Bumbum

Minha arte tem…Um pouco do lixo eletrônico, elementos ponteagudos como pregos, taxas, lâminas, correntes, cacos de vidro,  peças de relógios, cordas de guitarra, pinos de pneus, agulhas de acupuntura, um pouco de aerografia, um pouco de escultura, um pouco de várias técnicas, ora desenvolvidas por mim, outras existentes a milhões de anos, tem….do muito que pulula em minha alma, a preocupação com o meio ambiente e a dor emocional!

Bará Bará, o Senhor das Chaves… Muita gente acredita de maneira errada no que seja um Exú. Ele nada tem a ver com o “diabo” da religião Católica. Ele é o orixá do Candomblé, mais próximo da alma humana em seus desejos. Cabe a ele satisfazer “nossas evocações”, quer sejam boas ou más, porém nossas, não dele! Leia mais…e mais

  • LIXO ELETRÔNICO:

BocanetBocanet…Minha primeira tela com material do lixo eletrônico…

A primeira vez que me dei conta deste lixo, foi num acesso de fúria!!!

Impressora sem querer funcionar…mil tentativas frustradas entre pluga e despluga tudo…perdi a calma e dei ‘um puxão’ no cabo…começou a se romper… vi “fiozinhos coloridos dentro”..bastou…rolou a paixão por aquele   a-r-c-o-í-r-i-s  tecnológico!

Depois olhei a cpu pelo lado de dentro e …f-a-s-c-i-n-a-d-a   a viagem foi mais longa…a placa mãe me pareceu a cidade de Brasília em vista aérea e como aparentemente meu pc teria virado “lixo” iniciei a pensar: como algo tão belo e com tantos elementos e formas diversas, poderia ir para o lixo? Uma súbita vontade de “conhecer mais intimamente” tais peças tomou conta de mim e quando desencapei aquele cabo de impressora, já rompido, formou-se a imagem desta tela em minha cabeça.

Ela é uma homenagem aos mundos: “Real e  Imaginário” …comutados pela internet. O aparelho dentário é aquele cabo de impressora com os fios coloridos “plugados” um a um entre os dois mundos, acima da boca, a mente…mil cores e uma explosão.

Na sequência vieram outras tantas telas, todas realizadas com partes deste lixo. Muitas foram vendidas sem que eu houvesse ao menos tirado uma foto.

Depois veio a criação das TecnoJóias…as bijoux do lixo eletrônico, com as centenas de peças que recolhi e recolho e que,  a cada vez que olho, minha mente capta nova beleza.

Um desafio, cheio de alegria, foi criar decorações de ambientes com os mesmos propósitos, reutilização de materiais…

O projeto de decoração da loja de roupas Relapso sunp0353.jpgfoi concretizado em 01/12/07, onde utilizei além do lixo eletrônico, outros reutilizáveis, foi o start deste desafio.  Parte do piso é formado por placas, cabos e mais uma enorme quantidade de elementos por toda a decoração… para quem quiser conhecer mais, basta clicar aqui

  • DOR EMOCIONAL

Colo

Colo … é a minha primeira tela da fase Dor Emocional, que considero perpétua no meu trabalho, um argumento que  me faz questionar ao que estamos aqui?

Sem críticas, simplesmente procuro retratar a dor de cada um que vejo em sofrimento. Me utilizo comumente de elementos do sadomasoquismo e costumo dar um exemplo prático para que possam entender:

“Quando uma pessoa quebra uma perna numa fratura exposta, por exemplo, qualquer um que estiver por perto, imediatamente a levará para um hospital, por ser evidente a dor sentida.”

Já no caso de um amor rompido, a perda de alguém querido ou mesmo a traição de um amigo, não tem o mesmo imediatismo ou socorros. Tenho trabalhos, onde o tema se expande e co-relaciono outras dores emocionais …um exemplo que tenho retratado na tela “Dor” …conta, por assim dizer a dor de uma bela mulher que mantém um casamento por interesse, mas sem amor.

Para expressar a dor, o ser humano, pode no máximo chorar. Mas, ninguém consegue mensurar aquela dor, somente aquele que a sente, quer seja ela de prazer ou a antítese disto!

Muita gente me questiona se sou praticante do sadomasoquismo ao se deparar com alguns de meus trabalhos onde é mais evidente tais elementos e sempre me recordo de uma citação que ouvi de uma Domme (termo que designa uma mulher dominadora no SM) :

“Qual de nós nunca sentiu prazer em um beijo, ou um carinho “mais forte” por exemplo?…De alguma maneira somos todos sado ou masoquistas, somente não sabemos.”

Estudei por algum tempo, esta forma de prazer, ví muita coisa e colhi informações fundamentais para retratar meu trabalho!

Na tela Dor (abaixo) A postura elegante desta mulher, em meio a tantos pregos e elementos ponteagudos inseridos por todo o peito… É a “dor que compensa”, segundo ela.

Dor

Anúncios

7 Responses to Minha Arte

  1. Ingrid disse:

    Vc pinta coisa estranha hein? mas é bem pintada! bjos!

  2. aninha-pontes disse:

    Parabéns querida.
    Você tem trabalhos muito bonitos.
    Naná, lá no meu blog, nos links, tem um link de um amigo querido, o Eduardo, acho que vc vai gostar de ver, Ele publica trabalhos dos amigos tb que mandam prá ele, para divulgação.
    O link dele é o Varal de Idéias, e o Eduardo é gente prá caramba.
    Um beijo menina

  3. Eduardo disse:

    Naná, gostei muito do seu trabalho. Vou ver em detalhes. Voltarei mais vezes! Agradeço a dica à Aninha, grande amiga!

    Abçs

  4. Adao Braga disse:

    Estou evocando o Senhor das Chaves, mencionado ai, no texto, para abrir todos as portas, cadeados, fechaduras, armários, cofrinhos, e porque não a “prisão de ventre”, os corpos fechados, que ele abra tudo em sua vida!!

    Um cheiro querida…

  5. Olá Nana,

    grata pelo comentário, ficou bem legal mesmo a exposição e foi bem interessante e divertido participar de uma parte dela.

    visitei este e o outro link que vc. enviou, bem interessante seu trabalho!, parabéns pelo trabalho!, é sempre legal conhecer iniciativas que utilizam o lixo digital na arte e nas experimentações tecnológicas!

    abraços!

  6. roberto disse:

    como faço para assinar por e-mail?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: